Workshop Bolo-do-Reino dos Algarves

Workshop Bolo-do-Reino dos Algarves



15 Dec 15:00 - 18:00 - Loulé
Loulé Coreto Hostel

Route

Uma reinterpretação do bolo-rei comum partindo de uma massa-base de qualidade, levedada com fermento natural e guarnecida com as notáveis e célebres passas do Algarve - figos, amêndoas, uvas, nozes -, aromatizado com a insuperável laranja local e aguardente de figo e rematada com a doçura rude e única da alfarroba.

Imprescindível na mesa de Natal portuguesa, o bolo-rei disponível no mercado deixa habitualmente muito a desejar na qualidade da massa e na presença de uma boa guarnição de frutos secos. Por outro lado, as versões com mais qualidade têm preços pouco acessíveis. Com uma base de massa lêveda enriquecida, é discutível se deve levar mais deste fruto ou daquele, sendo certo que a maneira mais fácil de obter o melhor bolo-rei do mundo é fazê-lo com as próprias mãos. Além disto a possibilidade de oferecê-lo como prenda a uma casa amiga é decerto uma mais-valia na decisão de pôr as mãos na massa e aproveitar o forno por completo.



Além do prazer garantido, o bolo-rei amassado e guarnecido em casa diminui drasticamente a presença de ingredientes pouco saudáveis ou mesmo maus, como é o caso de certas gorduras ou frutos secos de má qualidade e do abuso de frutas cristalizadas, usadas em quantidades exageradas na indústria massiva para aumentar o peso do produto (os frutos secos são substancialmente mais leves e muito mais caros).

Feito a partir de massa-mãe (levedura natural) tem um prazo de validade mais alargado e um sabor mais rico e característico.

Data alternativa: 18 de Fevereiro 2018



© 2018 Siguez